-
Arquitetos: VenhoevenCS
- Área: 170 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Ossip van Duivenbode
-
Fabricantes: 2tec2, AutoDesk, B&S natuursteen, BTL, Hutten metaal, Kone, Microbeton, Schüco, Sempergreen, VBI Beton, VPT, Zoontjes
Descrição enviada pela equipe de projeto. Viver, trabalhar e se divertir. É disso que se trata o projeto MicroCity Het Platform, um edifício de uso misto em pleno coração da cidade holandesa de Utrecht. A estrutura projetada pelos arquitetos da VenhoevenCS apresenta uma combinação perfeita de usos e programas complementares além de desfrutar de uma localização privilegiada junto ao terminal intermodal de transporte público da cidade. O conceito de MicroCity, ou micro-cidade, é uma ideia inovadora que pode ser adaptada à projetos de edifícios e bairros. Através de sua sobreposição de usos, programas e funções complementares, esta estratégia procura promover a micro-economia local em um ciclo que se retroalimenta. Ao integrar-se aos principais modais de transporte público, tirando proveito das principais redes de mobilidade urbana, o conceito MicroCity contribui significativamente para o desenvolvimento sustentável das cidades. Pensando nisso, o Het Platform foi construído sobre o novo terminal de ônibus e bondes elétricos da cidade de Utrecht e exatamente ao lado da praça da estação central de trens. Desta forma, ele interage de forma natural com os edifícios adjacentes, integrando-se em seu contexto como se dele fizesse parte desde sempre.
Os volumes que compõe o Het Platform foram sobrepostos de forma a gerar uma série de espaços externos e áreas de convívio para os moradores e visitantes que passam pelo entorno da estação. Nestes espaços de uso público é possível encontrar um pequeno pomar, um pátio semiaberto que dá acesso à um mezanino além de uma grande área pública protegida sob o volume em balanço do oitavo pavimento para cima. Como um jardim urbano aberto à cidade e seus habitantes, o Het Plataform contribui com a valorização da região central da cidade de Utrecht, promovendo uma maior biodiversidade na micro-escala além de minimizar o efeito de ilha de calor.
Além disso, os vários jardins na cobertura do edifício oferecem vistas fantásticas para toda a área próxima da estação e para o centro histórico da cidade. Aqui, tanto os moradores quanto visitantes poderão usufruir ao máximo tudo aquilo que a cidade de Utrecht tem de melhor. Provavelmente, este seja o maior edifício residencial-jardim já construído na Holanda. Cada um dos apartamento conta com vistas e perspectivas exclusivas para o skyline de Utrecht e região. Os vários terraços e jardins abertos ao público são facilmente acessíveis através de corredores, escadas e passarelas. As diferentes camadas de fachada, composta por portas-janelas de correr, varandas, terraços e uma camada de vegetação, é um convite aos moradores para que desfrutem ao máximo a oportunidade de viver junto à natureza e perto do centro.
Um calçadão atravessa o volume do edifício conectando-o a praça da estação. Esta enorme via pública da acesso ao eixo monumental interior que leva ao pátio semi-aberto. Através de sua estrutura vertical implantada sobre a nova estação de ônibus de Uithoflijn, o Het Platform dispõe de um total de mais de 18 mil metros quadrados e uma área ocupada de apenas 170m² no nível do solo. Para viabilizar a construção do edifício, os engenheiros responsáveis projetaram uma estrutura de aço leve concebida exclusivamente para encaixar o edifício sobre a estrutura do novo terminal baixo do solo. Além de contar com 200 unidades de aluguel, o edifício conta ainda com um restaurante, espaços comerciais, um estacionamento de bicicletas e outros tantos espaços de encontro e convívio abertos para a cidade e seus moradores.